Papel alumínio ou papel filme: quais as funções de cada um na cozinha?

por | jun 5, 2019 | Descartáveis | 0 Comentários

O papel alumínio e o papel filme são dois itens que nunca faltam em uma cozinha.

Extremamente práticos, eles ajudam no preparo dos alimentos que serão levados ao forno, para evitar que se ressequem durante o processo, além de serem usados para conservar a temperatura dos mais variados alimentos.

Sabendo o quanto são importantes, até mesmo para quem é iniciante no mundo da cozinha, decidimos falar um pouco sobre cada um desses produtos e reunir dicas que podem ajudar você no dia a dia.

LEIA MAIS: Embalagens de alumínio descartáveis conheça as vantagens

 

Qual o lado correto do papel alumínio?

Muita gente utiliza papel alumínio, tanto para embrulhar lanches e frutas quanto para levar alimentos ao forno, mas nem sempre sabe responder à seguinte pergunta: qual o lado certo do papel alumínio?

Pois bem: se a intenção é levar alimentos ao forno, o lado mais brilhante precisa ficar virado para dentro, porque possui um polimento especial para evitar que a comida entre em contato direto com o alumínio.

O lado fosco é menos aderente e impede que o papel alumínio grude no alimento. Além disso, é capaz e refletir as ondas de calor, fazendo com que o cozimento seja mais rápido.

Esse tipo de uso é muito comum na hora de preparar carnes, massa, peixes ou colocar alimentos direto na grelha.

Agora, se o objetivo é conservar os alimentos quentes, frios ou em temperatura ambiente, ou ainda cobrir recipientes, o lado brilhante deve ficar para fora, pois ele reflete o calor, mantendo a temperatura do alimento.

Vale usar esta tática para conservar frutas e o frescor de sanduíches ou para cobrir sobremesas quentes e geladas.

Você sabia que o papel alumínio pode ser reciclado? Para não prejudicar o descarte ecológico do material, é importante higienizá-lo antes de descartá-lo ecologicamente.

 

Papel filme: dicas de como utilizá-lo na cozinha

Também chamado de plástico filme, filme de PVC ou papel transparente de cozinha, o plástico filme é muito usado para conservação de alimentos dentro ou fora do refrigerador, porque é capaz de retirar o ar contido nas embalagens.

Por ser transparente, permite que o estado do alimento seja visualizado sem a necessidade de abertura da embalagem e ainda evita que a comida absorva cheiros ruins.

Diferentemente do papel alumínio, o papel filme não pode ir ao forno. Entretanto, pode ser usado no micro-ondas, desde que o material cubra o recipiente e não fique em contato direto com o alimento, por conta do risco de derretimento quando exposto a temperaturas muito altas.

No caso do uso do papel filme em micro-ondas, a dica é fazer um pequeno furo no plástico antes de levá-lo ao aparelho, como forma de evitar queimaduras.

O papel filme pode ser levado à geladeira ou freezer, seja em contato direto com o alimento, seja cobrindo recipientes. Em temperatura ambiente pode ser usado para enrolar frutas, legumes, sanduíches e outros preparos para aumentar o estado de conservação.

Papel filme na confeitaria

Na confeitaria, o papel filme exerce funções bem interessantes. Permite que cremes e coberturas esfriem sem talhar ou criar películas e ajuda o confeiteiro a fazer cortes perfeitos na massa. Para isso, basta cobri-la com o material antes de aplicar os moldes de sua preferência.

No campo da limpeza, o papel filme pode cobrir prateleiras de geladeira, deixando-as limpas por mais tempo.

Vale lembrar que o papel filme é bastante aderente, portanto nem sempre deve ser reutilizado. Principalmente quando ele foi usado e contato direto com os alimentos. Além disso, o papel filme é 100% reciclável. Após o uso, basta lavá-lo e descartá-lo de maneira ecológica.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre as diferentes funções do papel alumínio e do papel filme na cozinha. Você pode baixar o nosso catálogo para adquirir estes produtos e conhecer toda a linha Bricoflex.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog. Até breve!