Dicas de como usar o papel manteiga na cozinha

por | maio 8, 2019 | Descartáveis | 0 Comentários

Pode perguntar: qualquer pessoa sabe pelo menos uma utilidade para o papel manteiga na cozinha.

Com ampla versatilidade, este tipo de papel é um item indispensável na hora de preparar pratos doces e salgados. Por ser antiaderente e suportar altas temperaturas, pode ir ao forno e ao micro-ondas.

Esse papel levemente transparente geralmente é vendido em rolos e, dependendo da forma como é aplicado nas receitas, pode ser reutilizado mais de uma vez.

O papel manteiga costuma ser descartado como lixo orgânico. Logo, pode ser incluído no processo de compostagem.

LEIA MAIS: Produtos de confeitaria, como montar seu primeiro kit

 

Papel manteiga: como usar?

Muitas são as utilidades do papel manteiga. Como a lista é enorme, vamos separar aqui 9 dicas para você:

1- Forre assadeiras com papel manteiga. Corte o papel alguns centímetros maior do que a medida do fundo da assadeira e depois use pedaços menores para cobrir as laterais. Se for assar coisas leves, é importante fixar o papel com manteiga derretida. Se a ideia é assar bolos e tortas, esse processo não é necessário, pois o peso da massa manterá o papel no lugar.

2- Deixe seu rocambole perfeito! Descanse a massa inteira em cima do papel manteiga (caso não tenha usado o item para untar a assadeira), coloque o recheio e use o papel manteiga para enrolar o rocambole sem riscos de pedacinhos de massa grudarem nas suas mãos.

3- Ao fazer doces e rosquinhas. Se você vai fazer doces ou rosquinhas e precisa de tamanhos iguais, unte a assadeira com papel manteiga e delimite com lápis o espaço que cada iguaria ocupará. Você também pode depositar a massa com a ajuda de um saco de confeiteiro para deixar os doces com o mesmo formato.

4- Para assar peixes com pele. Peixes com pele vão ficar com aspecto mais perfeito se você os colocar em cima do papel manteiga antes de levar a assadeira ao forno. Em muitos casos, o peixe gruda no fundo e a pele acaba ficando na assadeira.

5- Chega de sujeira! O papel manteiga também pode ser usado para evitar sujeira na cozinha. Na hora de cortar o bolo em camadas, forre a mesa com o papel.

6- Trabalhando com chocolate. Depois de mergulhar doces e frutas no chocolate, você pode descansá-los em cima de papel manteiga até que o chocolate esfrie e endureça.

7- Para forrar assadeiras. Se você vai assar pedaços de frango, peixe e carnes numa grelha, antes de colocar tudo dentro de uma assadeira para não sujar o forno, forre a assadeira com papel manteiga. Dessa forma, a limpeza da forma fica mais simples e rápida.

8- Use a criatividade! Quer fazer um acabamento bem inovador na sua massa? Então, forre a forma com papel manteiga, crie nele o desenho que você deseja com pasta americana ou outro tipo de ingrediente, por exemplo, depois despeje a massa e leve tudo ao forno. Ao desenformar, o desenho está “impresso” na massa!

9- O papel manteiga pode ir ao micro-ondas. Ao cobrir o recipiente com este material, o calor dos alimentos é conservado e ainda evita que os respingos sujem o interior do aparelho.

Conhece outras utilidades para o papel manteiga na cozinha? Conte para a gente nos comentários!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Aproveite para baixar o catálogo e conhecer os outros produtos da Bricoflex.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ficar atualizado sobre o universo da culinária! Até breve!