Conservação de alimentos: como usar sacos plásticos corretamente

por | set 11, 2019 | Descartáveis | 0 Comentários

Toda cozinha precisa ter sacos plásticos e sacos zip. Eles são considerados verdadeiros coringas na hora de fazer a conservação de alimentos e mantê-los adequados para serem consumidos no futuro.

Os sacos plásticos e zip vão além da conservação de alimentos. Eles também ajudam a evitar que os alimentos entrem em contato com sujeiras e outros itens já presentes na geladeira ou freezer. Estas embalagens ainda conservam as propriedades dos alimentos e evitam cheiros fortes no interior dos eletrodomésticos.

Sem organização e técnicas adequadas de conservação de alimentos dentro de uma cozinha, aumenta-se o risco do desperdício, já que muitas coisas armazenadas incorretamente acabam indo parar no lixo.

 

Dicas de conservação de alimentos

Carnes, verduras, frutas, hortaliças, massas entre outros alimentos podem ser conservados crus ou já preparados. Independentemente da forma, é importante deixar claro que o tempo de conservação varia de acordo com o tipo de comida e estado no qual ela foi resfriada ou congelada.

Saiba como fazer a conservação dos alimentos utilizando sacos plásticos e plásticos zip:

Hortaliças, legumes e frutas: podem ser resfriados quando maduros e inteiros, mas precisam de ventilação. Por isso, depois de separar os alimentos, coloque-os em sacos plásticos e faça pequenos furos e leve à geladeira. Fora da geladeira, frutas verdes em sacos plásticos amadurecem com maior velocidade e acabam estragando mais rápido também.

Arroz e feijão: esses grãos podem ser colocados em sacos zip e levados ao freezer depois de prontos. Espere sempre o alimento esfriar completamente antes de congelar. Se a proposta é congelar grandes quantidades, o ideal é que o arroz e o feijão estejam sem tempero. Se a ideia é consumir os grãos ao longo da semana, tempere tudo e congele em pequenas porções.

Massas: tortas e pizzas prontas ou somente as massas preparadas podem ser congeladas, desde que estejam completamente frias. Basta retirá-las da assadeira ou do bowl, colocar no saco plástico, vedar bem e congelar. Se a massa for macarrão, congele com o molho apenas se este for bem líquido.

Alimentos prontos inteiros ou em pedaços: também podem ir ao freezer ou geladeira. Neste caso, o mais indicado é o plástico zip, lembrando que o ar deve ser totalmente retirado do seu interior, para evitar que o alimento se estrague.

Alimentos pré-cozidos: para estes casos, a melhor opção é cortar o cozimento, tirando da água quente e colocando imediatamente na água fria. Depois quando estiverem totalmente frios, os alimentos devem ser colocados em plásticos zip e retirado todo o ar do seu interior antes da vedação.

Viu como é simples? Com disciplina e cuidado, é possível fazer uma boa conservação dos alimentos e reduzir o desperdício!

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre conservação dos alimentos. Você pode baixar o nosso catálogo para adquirir toda a linha de descartáveis da Bricoflex.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!