Você sabe como usar a espátula de confeiteiro?

por | nov 22, 2018 | Confeitaria | 0 Comentários

Entre os utensílios que todo profissional de confeitaria precisa ter é a espátula, grande aliada na hora de espalhar os mais diversos recheios e ainda dar acabamentos perfeitos em bolos, tortas, rocamboles e outras iguarias.

Sabe como deixar coberturas bem lisinhas e dar aquele ar profissional aos seus trabalhos? A espátula é excelente para espalhar coberturas de chantilly, chocolate ou pasta americana, além de rechear bolos e doces de maneira uniforme.

Para isso, basta despejar o recheio desejado no centro do bolo e espalhar com a espátula até as extremidades.

Hoje, além do tradicional modelo de inox, existem no mercado espátulas feitas de silicone, material flexível e resistente, que tornam os trabalhos manuais muito mais fáceis e primorosos.

 

O uso da espátula em acabamentos

Mas saiba que a espátula de confeiteiro não serve apenas para alisar coberturas e recheios. Ela permite que fazer desenhos bem bonitos em cima e nas laterais do bolo.

É o chamado espatulado. Essa técnica permite fazer ondas, espirais e desenhos de diferentes profundidades. Basta segurar a espátula com segurança, caprichar nas camadas de cobertura e deixar a criatividade aflorar.

Na hora de confeitar é possível contar com outros acessórios para tornar seu bolo ainda mais bonito. Uma mesa giratória vai facilitar o trabalho da espátula na hora de espalhar recheios e finalizar as decorações. Sacos e bicos de confeitar também podem agregar no seu dia a dia, facilitando a criação de desenhos ainda mais trabalhados.

 

Cuidados na hora de usar a espátula

Um dos pontos mais importantes da espátula é a higienização. Quando o assunto é alimento, é preciso ter muito cuidado com contaminações, que podem causar problemas para a saúde do consumidor e afetar a reputação do próprio profissional.

Por isso, o confeiteiro precisa se certificar de que o utensílio esteja bem limpo antes e depois do uso.

Para evitar a proliferação de bactérias e fungos, é essencial retirar o resíduo de massa e lavar a espátula com esponja e água morna. Deixe a espátula secar naturalmente e depois guarde-a em recipientes com tampa até a próxima utilização.

Espero que você tenha gostado das nossas dicas! Deixe seus comentários e sinta-se à vontade para compartilhar este artigo nas suas redes sociais.

Fique de olho no nosso blog e acompanhe todas as novidades do mundo da confeitaria!

Crédito da imagem: Depositphotos