Utensílios para confeitaria de doces finos

por | dez 20, 2018 | Confeitaria | 0 Comentários

Os profissionais que trabalham com doces finos precisam ter à mão utensílios para confeitaria especiais. Afinal de contas, além do requinte, essas iguarias se diferenciam pelo visual mais delicado e sofisticado.

Por combinarem com datas especiais, como bodas, festas de casamento, debutantes e recepções, os doces finos exigem um acabamento mais minucioso e minimalista. Por isso, exigem materiais que permitam efeitos elegantes e suaves.

Nós já falamos aqui no blog sobre como montar um kit básico que não pode faltar na casa do confeiteiro que faz todo o processo, da criação às entregas. Agora, vamos incrementar a lista, destacando utensílios de confeitaria que devem fazer parte do dia a dia de quem trabalha com doces finos.

 

Doces finos: dicas de utensílios de confeitaria

Uma vez que doces finos pedem acabamentos e decorações refinadas, separamos para você alguns itens que podem fazer a diferença na hora de confeccionar doces finos. Confira:

Termômetro de doce: se você vai trabalhar com chocolate, por exemplo, este utensílio de confeitaria se torna básico. A temperatura influencia na textura e no aspecto do chocolate e qualquer erro de cálculo pode comprometer a beleza do produto final.

Fuê: também conhecido como batedor de claras, este item ajuda a misturar os ingredientes de forma delicada. Você encontra as versões de silicone e inox. Cada um tem seus diferenciais. O de inox é fácil de lavar e é mais resistente. E o de silicone não arranha o bow ou a panela que será utilizada.

Formas: doces finos exigem formatos e tamanhos diferenciados. Por isso, capriche na variedade de formas de alumínio e nos moldes de silicone. Os desenhos vão ajudar você a dar um toque ainda mais delicado às iguarias.

Garfo para banhar: esse item é essencial para ajudar você a mergulhar os doces em caldas variadas, sem deixar nenhuma parte descoberta. Existem diferentes modelos e você pode escolher aquele que mais atende às suas necessidades.

Rolos de confeitaria: são ótimos para a abertura de massas de diferentes tamanhos. O rolo liso é o mais usado nesse caso, mas é possível texturizar a massa com rolos artísticos que possuem ranhuras diversas e deixam os doces com acabamento bem personalizados.

Tesoura para recortes: este utensílio de confeiteiro também precisa estar na lista de quem faz doces finos. Além de cortar rebarbas, a tesoura vai ajudar você a criar formas à mão livre, inovando no acabamento dos doces finos.

Estecas: itens bastante utilizados no artesanato, as estecas também têm espaço garantido no mundo da confeitaria. Eles ajudam a fazer acabamentos bem específicos nos doces, principalmente aqueles que nossas mãos não conseguem fazer com tanta precisão de detalhes.

Bicos de confeitar: esses utensílios de confeitaria são muito versáteis. No caso de doces finos, eles ajudam a dar o acabamento e a distribuir a quantidade certa de massa em cada forminha, para uniformizar os docinhos.

Agora que você já conhece alguns dos utensílios de confeitaria essenciais para preparar doces finos, monte seu kit e chame ainda mais atenção dos convidados com suas criações!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e não se esqueça de compartilhar nossos materiais nas redes sociais!