Saco de confeiteiro: quais os principais tipos?

por | jan 10, 2019 | Confeitaria | 0 Comentários

Todo profissional de confeitaria precisa de um bom saco de confeitar para fazer acabamentos de bolos e doces com perfeição e agilidade.

Item indispensável na cozinha de todo confeiteiro, seja ele profissional ou amador, o saco de confeitar facilita a colocação de massa nas forminhas, distribui os recheios de bolos e tortas de maneira uniforme e ainda ajuda a criar decorações lindas com glacê, chantilly e variados tipos de cobertura.

O saco de confeiteiro pode ser reutilizável ou descartável. O reutilizável é feito com um plástico bem grosso, enquanto o reutilizável pode ser de papel manteiga ou plástico bem fininho.

 

Saco de confeitar reutilizável ou descartável: qual escolher?

Bem, tudo vai depender da frequência com que você faz usa do saco de confeitar.

Quem utiliza o saco de confeitar com alta frequência, em muitos casos acaba adotando a versão reutilizável. Neste caso, o custo-benefício também é levado em consideração, uma vez que o modelo descartável requer um estoque elevado para não faltar em momentos urgentes e atrasar as entregas.

A higienização do saco de confeitar reutilizável também deve ser levada em conta na hora da escolha. Este modelo costuma reter o cheiro das massas e precisa ser lavado com água quente com muito zelo e secar naturalmente para evitar que restos de alimentos fiquem alojados, contribuindo para a proliferação de fungos.

Já quem confeita bolo ou faz acabamentos com pouca frequência acaba optando pelo saco de confeitar descartável.

Portanto, não existe um “certo ou errado” na hora de escolher o saco de confeitar ideal. Tudo vai depender da quantidade de vezes que você utiliza este produto e do tempo e cuidado na hora da limpeza.

Independentemente do tipo de saco de confeitar, algumas práticas na hora de utilizá-lo são iguais:

– Corte a ponta do saco de confeitar levando em consideração o tamanho do bico de confeitar.
– Coloque o suporte e/ou o bico de confeitar por dentro do saco, para que ele fique bem firme.
– Vire as bordas do saco para fora na hora de colocar a massa. Utilize uma espátula para evitar sujeiras e não encha demais o saco.
– Desdobre as bordas do saco faça uma torção para que o recheio não escape por cima enquanto estiver confeitando.
– Ao final, retire o excesso de massa. Se o saco de confeitar for reutilizável, lave o saco e suporte e/ou o bico separadamente.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre saco de confeitar. Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ficar atualizado sobre o doce mundo da confeitaria! Até breve!