Rolo para confeitaria: como escolher o seu

Um item indispensável no dia a dia de quem trabalha com pasta americana e massas para biscoitos e tortas é o rolo para confeitaria.
Este utensílio corresponde a um bastão cilíndrico que ajuda o confeiteiro a abrir massas com mais facilidade e qualidade. Ele pode ser feito de polietileno, silicone, vidro, inox, entre outros materiais.
Muito conhecido e utilizado no passado, o rolo de madeira passou a ser contraindicado porque a madeira retém resíduos de alimentos, podendo dar margem à formação e proliferação de fungos e bactérias.
Rolo para confeitaria: como escolher?
Muita gente pensava que o rolo era usado apenas em massas salgadas, mas não é bem assim. O universo dos doces precisa de um rolo para abrir massas e deixá-la na espessura certa para determinados trabalhos artísticos.
O rolo para confeitaria possui tamanhos variados, de 25 até 80 centímetros. O comprimento depende muito do tamanho da massa a ser trabalhada. Mas é importante lembrar que, quanto mais largo for o rolo para confeitaria, maior o risco de ondulações na massa.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração na hora de escolher o rolo para confeitaria é o material. Quando mais leve, menos força o profissional terá que fazer para abrir a massa e deixá-la na espessura que desejar.
Vale lembrar que existe o utensílio é comumente chamado de rolo, mas, tecnicamente, existem o rolo para confeitaria e o bastão. O rolo possui um eixo interno e alças nas extremidades para que o confeiteiro apoie as mãos e os punhos para fazer o cilindro girar e nivelar a massa.
Já o bastão não possui essas alças e as mãos ficam diretamente no utensílio. Neste caso, as mãos involuntariamente tocam a massa.
Rolos pra confeitaria texturizados
Um tipo de rolo de confeitaria que faz muito sucesso entre os profissionais que trabalham com pasta americana é o rolo texturizado. Ele entra em ação depois que a massa é aberta com o rolo liso.
Ele vem com desenhos variados e detalhes bem diferenciados, deixando o trabalho final muito mais personalizado e atrativo. Há formatos de estrelas, bolinhas, flores, dos mais suaves aos mais delicados.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre rolo de confeitaria. Baixe o nosso catálogo para conhecer toda a linha. Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!
Crédito da imagem: BigStock
Achei maravilhoso!nos ajuda muito para nós que somos principiantes: e quanto ao rolo para pasta americana ? Obrigada.
Olá, Lidia! Obrigada pelo comentário! Para pasta americana costuma ser indicado o bastão, que como descrito no artigo não possui alças. Pela massa ser mais pesada e marcar com facilidade, o rolo não é indicado, pois não conseguimos aplicar uma força por igual, como no bastão, já que no rolo só é possível segurar nas laterais. O uso do bastão exige um pouco mais de técnica para que não ocorra marca com as mãos, para aprender a rolá-lo com as duas mãos abertas para que a força seja igual. Hoje, conseguimos encontrar no mercado vários modelos e tamanhos, o importante é sempre verificar o peso, quanto mais consistente melhor. Observe se ele não tem nenhuma ranhura ou costura que venha a marcar sua pasta, ok? Continue nos acompanhando! Equipe Bricoflex.