Rolo para confeitaria: como escolher o seu

por | fev 6, 2019 | Confeitaria | 2 Comentários

Um item indispensável no dia a dia de quem trabalha com pasta americana e massas para biscoitos e tortas é o rolo para confeitaria.

Este utensílio corresponde a um bastão cilíndrico que ajuda o confeiteiro a abrir massas com mais facilidade e qualidade. Ele pode ser feito de polietileno, silicone, vidro, inox, entre outros materiais.

Muito conhecido e utilizado no passado, o rolo de madeira passou a ser contraindicado porque a madeira retém resíduos de alimentos, podendo dar margem à formação e proliferação de fungos e bactérias.

 

Rolo para confeitaria: como escolher?

Muita gente pensava que o rolo era usado apenas em massas salgadas, mas não é bem assim. O universo dos doces precisa de um rolo para abrir massas e deixá-la na espessura certa para determinados trabalhos artísticos.

O rolo para confeitaria possui tamanhos variados, de 25 até 80 centímetros. O comprimento depende muito do tamanho da massa a ser trabalhada. Mas é importante lembrar que, quanto mais largo for o rolo para confeitaria, maior o risco de ondulações na massa.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração na hora de escolher o rolo para confeitaria é o material. Quando mais leve, menos força o profissional terá que fazer para abrir a massa e deixá-la na espessura que desejar.

Vale lembrar que existe o utensílio é comumente chamado de rolo, mas, tecnicamente, existem o rolo para confeitaria e o bastão. O rolo possui um eixo interno e alças nas extremidades para que o confeiteiro apoie as mãos e os punhos para fazer o cilindro girar e nivelar a massa.

Já o bastão não possui essas alças e as mãos ficam diretamente no utensílio. Neste caso, as mãos involuntariamente tocam a massa.

 

Rolos pra confeitaria texturizados

Um tipo de rolo de confeitaria que faz muito sucesso entre os profissionais que trabalham com pasta americana é o rolo texturizado. Ele entra em ação depois que a massa é aberta com o rolo liso.

Ele vem com desenhos variados e detalhes bem diferenciados, deixando o trabalho final muito mais personalizado e atrativo. Há formatos de estrelas, bolinhas, flores, dos mais suaves aos mais delicados.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre rolo de confeitaria. Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ficar atualizado sobre o doce mundo da confeitaria! Até breve!

Crédito da imagem: BigStock