Quais tipos de bico usar para fazer bolo babado?

por | jan 8, 2020 | Confeitaria | 0 Comentários

Um acabamento que vem fazendo grande sucesso nas festas de casamento e demais recepções é o do bolo babado. Também chamado de ruffle cake, este tipo de decoração cria leves ondas nas laterais e topo do bolo, dando um visual único e muito charmoso.

As camadas que o bolo babado recebe podem ter diferentes tamanhos, dando a sensação de movimento. De acordo com a criatividade do confeiteiro, pode ser de apenas uma cor, degradê ou tons variados.

Uma vez que o bolo babado é sinônimo de versatilidade, este tipo de acabamento também pode ser combinado com outros, e fica ainda mais charmoso quando o bolo é composto por andares.

Flores, laços e outros tipos de desenhos feitos com bicos de confeitar também são bem-vindos para deixar o bolo com um design único.

 

Como fazer o bolo babado?

Assim como todo bolo que precisa ser confeitado com bicos de confeiteiro, o bolo babado exige um creme firme, de forma que as ondas não percam o formato com o tempo de exposição.

Para a criação dos efeitos, pode-se usar glacê real, chantilly em consistência firme, buttercream ou outro tipo de creme que você está acostumado a usar.

O tipo de bico é outro tema que merece atenção. Existe, sim, o bico babado, pronto para criar estes efeitos de onda no bolo. Mas existem outros dois tipos de bicos que permitem ao confeiteiro soltar a criatividade e fazer ondas bem personalizadas: o bico folha e o bico pétala.

As pessoas que gostam de bolos com babado bem fechadinho podem apostar no bico pétala. No babado mais básico, a abertura maior do bico fica para baixo e as mãos vão fazendo movimentos de zigue-zague para criar os formatos de ondas horizontais ou verticais.

Se a proposta é fazer camada sobre camada, é importante que a linha de babados de cima fique bem coladinha na linha de baixo, para evitar qualquer tipo de imperfeição nos bolos. Se as linhas de babados forem verticais, o distanciamento pode seguir o mesmo princípio.

Outra opção de bolo babado com bico pétala é criar ondas em forma de arcos côncavos e convexos, criando desenhos bem personalizados e charmosos. Para isso, o bico folha é ideal.

A diferença é que o bico folha forma desenhos com ondas nas extremidades que podem ser leves ou bem aprofundadas, dependendo do zigue-zague adotado.

Gostou do nosso artigo sobre bolo babado? Aqui na Bricoflex você encontra os bicos pétala (dois modelos, ambos #103) e folha (#66). Baixe o nosso catálogo para conhecer toda a linha.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!