Nivelador: por que esse utensílio é tão importante?

por | out 25, 2018 | Confeitaria | 0 Comentários

Quem comercializa bolos não pode deixar de ter um nivelador entre os utensílios de confeitaria.

Fatiar um bolo de qualquer formato não é tão simples quanto parece. Dependendo do jeito como a massa é cortada, pode deixar buracos, esfarelar ou ainda ficar toda torta, comprometendo o visual.

Para minimizar estes problemas existe há algum tempo no mercado o nivelador. Ele permite o corte perfeito do bolo em camadas, tornando o trabalho do confeiteiro mais prático e profissional.

Esse utensílio aparentemente simples dispensa de vez as facas e barbantes para dividir a massa do bolo ou, ainda, a necessidade de assar pequenas quantidades de massa em várias assadeiras.

 

Como funciona o nivelador?

Esse item é formado por uma haste em forma de arco, unida por um fio de aço inox, usado para fazer o corte certinho da massa em camadas. Alguns modelos possuem dois fios ou uma serrinha em vez do fio de inox.

Há ainda o modelo de nivelador conhecido como aro, que corresponde a uma estrutura com várias frestas de tamanhos iguais. É bastante usado quando o bolo tem muitas camadas e precisa de cortes finos e bem precisos. Neste caso, o bolo é colocado dentro do aro e a faca ou barbante faz o movimento de zigue-zague nas frestas do aro.

O nivelador tradicional possui uma régua nas duas hastes, que serve tanto para medir a altura da massa quanto para regular a altura do fio ou da faca.

Para que o ajuste do fio ou da serra não seja alterado durante o curte, as hastes possuem ranhuras que prendem a regulagem com segurança.

Ajustada a altura da camada, é hora de fatiar a massa. Com o bolo já assado, frio e devidamente desenformado, o confeiteiro faz o movimento de zigue-zague com o nivelador e separa o bolo em camadas com facilidade.

Para evitar pegar a camada de massa com a mão, utilize a espátula tipo bandeja. Dessa forma, evita-se também o risco de a massa se partir.

Feito isso, é hora de colocar os recheios preparados, cobrir e confeitar o bolo usando a espátulas e os bicos de confeitar.

Dicas importantes para usar o nivelador

– Evite cortar o bolo em cima da base onde ele vai ficar definitivamente. Caso haja algum desnível no prato ou bandeja, a camada do bolo corre o risco de ficar torta.

– Ante de cortar, utilize a régua do nivelador para medir a altura total da massa e fazer os cálculos precisos. Assim, você evita criar camadas de tamanhos diferentes e que comprometam a estrutura do bolo.

– Caso seja necessário, segure delicadamente o bolo com a palma de uma das mãos enquanto fez o movimento de serra com o nivelador. Uma pressão muito grande pode achatar a massa e comprometer a altura das camadas previamente definidas.

Viu só como um nivelador pode fazer toda a diferença na rotina de um confeiteiro? Agora que você já conhece os modelos de nivelador, escolha aquele que vai ajudar seus bolos a ficarem mais perfeitos e bonitos!

Crédito da imagem: Depositphotos