Forma de silicone: tudo o que você precisa saber

por | nov 1, 2018 | Confeitaria | 4 Comentários

A forma de silicone veio com tudo para facilitar o dia a dia das confeiteiras. Colorida e de diferentes tamanhos, permite confeccionar desenhos e formatos de bolos e doces com muito mais facilidade.

Com diversas funções, a forma de silicone pode ser usada para fazer bombons de chocolate, moldar pasta americana, fazer cupcakes e dar uma inovada nos formatos dos bolos.

Outra vantagem é que ela é feita de material maleável, por isso pode ser enrolada e dobrada que voltará à forma original.

Neste artigo, vamos focar nos modelos usados para bolos e cupcakes, com dicas para escolher a melhor forma de silicone, além de citar os cuidados relacionados ao uso e à higienização.

 

Dicas importantes sobre a forma de silicone

Reunimos aqui algumas informações essenciais sobre forma de silicone. Assim, você saberá como utilizar o material de maneira correta e segura.

Como escolher a forma de silicone?

Assim como os demais materiais que usamos no dia a dia de uma confeitaria, é importante conhecer a procedência e a qualidade do material da forma de silicone. Esse cuidado pode evitar problemas na hora do manuseio e manutenção.

É necessário untar a forma de silicone?

Esse ponto gera muita discussão. De maneira geral, é importante untar a forma de silicone nas primeiras vezes. Mas não há problema de continuar o procedimento, caso seja de costume do confeiteiro.

A forma de silicone pode ir ao forno?

Sim. Porém, é importante ler as instruções na embalagem e entender o limite de temperatura que o material suporta. Além disso, por ser muito maleável, a forma de silicone precisa de cuidados na hora de ir ao forno. Se a massa não estiver perfeitamente espalhada na forma, ela pode derramar dentro do forno. Para evitar esse tipo de imprevisto, é importante colocar a forma de silicone dentro de uma assadeira tradicional.

Como higienizar e guardar corretamente a forma de silicone?

Depois de usar a forma de silicone, coloque-a de molho na água morna para soltar os resíduos de massa. Lave-a sempre com sabão neutro e com a parte macia da esponja. Evite as esponjas de aço para não riscar o material.

Como desenformar o bolo?

A dica é deixar a forma esfriar completamente para desenformar a massa. Esse processo pode levar algum tempo, portanto é preciso ter paciência. Nunca utilize facas para soltar o bolo da forma. Se for realmente necessário, recorra às espátulas de silicone.

Além de ser muito prática e fácil de manter, a forma de silicone permite que o confeiteiro explore ainda mais os seus dotes artísticos. Tendo como base bolos de diferentes tamanhos e formatos, é possível decorá-los de inúmeras formas, que vão desde a pasta americana até coberturas que peçam acabamentos com bicos de confeitar.

Se você ainda não possui nenhuma forma de silicone em sua confeitaria, vale a pena começar a dar mais atenção a elas. Certamente, seus bolos e cupcakes terão visuais totalmente inovadores, chamando mais a atenção da clientela!

Crédito da imagem: Depositphotos