Estecas: peças indispensáveis na hora de modelar

por | jan 23, 2019 | Confeitaria | 0 Comentários

Quem trabalha com confeitaria ou com artesanato precisa ter à disposição uma infinidade de estecas. Esses materiais servem para fazer marcações em pasta americana, biscuit, argila e outras massas de confeitaria e artes manuais.

As estecas são bastões com pontas de formatos e texturas variados, que permitem ao profissional usar diferentes técnicas e muita criatividade para deixar mais belas e bem acabadas as massas usadas para decorar bolos, cupcakes e biscoitos ou para construir peças artesanais.

No mercado, é possível encontrar estecas feitas de silicone, plástico e inox.

 

Conheça alguns modelos de estecas

São as estecas que ajudam confeiteiros e artesãos a transformarem montantes de massas em objetos cheios de detalhes ricos.

Alguns modelos de estecas têm funções consideradas padrão. Porém, é a criatividade e a necessidade do confeiteiro ou artesão que vão definir a utilidade de cada ponta e formato de esteca.

Aqui, vamos destacar cinco e dar algumas possibilidades de utilização. Veja:

Estecas de faca: todo profissional precisa de modelos de faca para marcar a massa com riscos, fazer o cabelo de um personagem, mãos, braços ou outro detalhe que necessite desse tipo de marcação. Para essas finalidades também pode ser usada a esteca gravata.

Estecas boleadoras: já falamos aqui no blog sobre a esteca boleadora e você pode ler a matéria aqui. Neste caso, ela pode ser usada para fazer detalhes redondos na massa, como criar um tecido de poá ou outras necessidades.

Estecas de concha: são muito usadas em temas marinhos, como conchas, escamas e detalhes do corpo de uma sereia. A esteca de concha, assim como outras que apresentam texturas, oferecem inúmeras possibilidades e podem ser usadas para aumentar os detalhes de um objeto ou roupa da cena que será criada para enfeitar o bolo ou a peça de artesanato.

Estecas curvadas: estes tipos de estecas, quando apresentam a ponta bem fininha, podem ser usados para retirar alguma parte da massa que está dando defeito no produto final ou fazer formatos bem pequenos e mais precisos. Quando a ponta é arredondada, pode servir para modelar orelhas e olhos.

Estecas marcadora de boca: como o próprio nome diz, estes modelos servem para marcar sorriso, uma vez que a boca do personagem pode ser feita com estecas de diferentes formatos, até mesmo com facas, pontas curvadas e boleadores. A esteca marcadora de boca pode ser usada também para fazer marcações em objetos como a telha de uma casinha, por exemplo.

E existe uma infinidade de modelos de estecas no mercado!

Nem todas as estecas possuem as duas pontas do mesmo formato. Muitas delas possuem um lado liso e outro frisado, ou um mais grosso e outro mais fino, aumentando ainda mais as possibilidades de uso e a criatividade de confeiteiros e artesãos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre estecas. Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ficar atualizado sobre o doce mundo da confeitaria! Até breve!

Crédito da imagem: Bricoflex