Entenda a função dos principais bicos de confeitar

por | out 18, 2018 | Confeitaria | 0 Comentários

Todo profissional que decide fazer da arte de doces e bolos uma profissão, precisa ter sempre à mão os bicos de confeitar.

De diferentes numerações, tamanhos e modelos, essas pequenas peças-chave de uma confeitaria ajudam a deixar as iguarias mais bem acabadas, coloridas e com um toque altamente personalizado.

Justamente por existirem tantas opções, existe sempre um bico de confeitar mais indicado para determinados tipos de receitas e acabamentos.

Sendo assim, neste artigo nós vamos mostrar para você alguns tipos de bicos de confeitar e suas principais utilidades.

 

Tipos de bicos de confeitar

A partir do momento em que você começar a entender como utilizar os diferentes tipos de bicos de confeitar, os acabamentos dos seus bolos e docinhos nunca mais serão os mesmos!

Confira abaixo seis bicos de confeitar que selecionamos para você conhecer:

Perlé

Este é o mais conhecido, e pode ser popularmente chamado de redondo ou bolinha. O bico de confeitar perlé é ótimo para fazer bordas, bolas de diferentes tamanhos, pontos, pérolas, linhas, treliças, contornos e letras.

A numeração deste bico de confeitar vai do 1 ao 12. Você também encontra no mercado os modelos com bicos bem alongados e ou ovalados. A escolha vai depender do objetivo da sua decoração e da sua imaginação.

Pitanga

Este tipo de bico de confeitar também é bastante tradicional, sendo outro item básico para todo confeiteiro.

O bico pitanga tem frisos e deixa a cobertura com ranhuras, que vão variar dependendo do tamanho da abertura do bico de confeitar, da posição em que é colocado e da pressão feita na hora de decorar.

Existem dois tipos: aberto e fechado. O aberto é ideal para fazer acabamentos em bolos e cupcakes e para criar flores, rendas, estrelas e formatos de concha.

Já o bico pitanga fechado, como o próprio nome sugere, cria ranhuras bem mais profundas e permite as mesmas criações do formato aberto.

Russo

O bico russo é ótimo para confeitar flores de chantilly, glacê e ganache e dar um acabamento especial em bolos e doces.

Dividido em três tamanhos: pequeno, médio e grande. Todos eles possuem desenhos internos, que servem para dar o formato da flor com acabamento profissional.

Serra

O bico de confeitar em formato de serra tem a ponta achatada e possui um lado liso e outro serrilhado. Apenas dois modelos dessa linha são totalmente lisos, o 44 e o 45.

Apresentando diferentes larguras, esse tipo de bico pode ser usado para decorar grandes extensões e permite a criação de efeitos de cesto, fitas e ondas. O bico serra permite criar belos desenhos em bolos de variados tamanhos, mesclando desenhos serrilhados e lisos.

Babado

Os bicos de confeitar babados servem para dar acabamentos personalizados em bolos, tortas e outros doces.

Achatados na ponta, os bicos babados para confeitar permitem diferentes efeitos. Existem, por exemplo, modelos que ajudam a criar ondas, babadinhos, ranhuras e ondulações paralelas.

Chuveirinhos

Esses bicos de confeitar são bastante famosos. Também conhecidos como múltiplos, possuem vários furos na ponta, como se fosse um chuveiro mesmo. Por conta disso, permitem um preenchimento mais rápido de coberturas e laterais.

Trazendo diferentes formatos, podem criar detalhes incríveis em bolos de tamanhos variados ou docinhos. É possível fazer grama, cabelos, cordas, linhas e estrelas.

Estes são apenas alguns tipos de bico de confeitar. Existem diversos outros modelos que permitem desenhos e acabamentos incríveis. Então, solte sua imaginação e deixe seus bolos, tortas e docinhos ainda mais bonitos!