Entenda a função da espátula alisadora

por | nov 6, 2019 | Confeitaria | 0 Comentários

​Um dos utensílios indispensáveis no ramo da confeitaria é a espátula alisadora. Também conhecida como espátula raspadora, ela é encontrada nos formatos quadrangular ou redondo e serve para trabalhar com bolos altos, justamente por ser bastante larga.

A espátula alisadora otimiza o trabalho dos confeiteiros que fazem bolos de grande porte, pois retiram os excessos de cobertura em maior quantidade e com mais agilidade. Também nivelam a cobertura e deixam o bolo bem lisinho, seja para apresentar um acabamento perfeito, seja para preparar a massa para receber novas texturas e desenhos feitos com os bicos de confeitar e estecas.

Além de deixar a superfície e laterais dos bolos perfeitas, a espátula alisadora é bastante versátil, uma vez que pode auxiliar nos trabalhos com outros tipos de coberturas.

Quem trabalha com biscuit, pasta americana, massa de modelar ou pasta de açúcar, por exemplo, encontra muita utilidade neste modelo de espátula.

 

Como utilizar a espátula alisadora?

Um bolo, assim como todas as iguarias do mundo da confeitaria, chama a atenção primeiramente pela aparência. Por isso, quem trabalha no ramo da confeitaria precisa ter bastante criatividade e destreza na hora de finalizar as criações.

E, neste processo, a espátula alisadora ou espátula raspadora é uma importante aliada. Em bolos feitos com glacê ou chantilly ou que recebem coberturas mais firmes, como pasta americana ou pasta de açúcar, a perfeição dos acabamentos é o que torna um bolo mais profissional e atraente.

Para facilitar o uso da espátula alisadora, é importante manter bem firme a mão que segura a espátula, de forma que apenas o bolo gire facilmente na mesa bailarina ou em uma superfície lisa, para que o nivelamento fique perfeito.

Logo na primeira utilização, a espátula vai raspar o excesso de cobertura cremosa e evidenciar as imperfeições da massa do bolo. Feito isso, se a cobertura for cremosa, como ganache, chantily ou glacê, por exemplo, cobre-se as ranhuras com uma nova camada de creme e passa-se a espátula alisadora novamente, até que o bolo fique perfeito.

No caso de coberturas com pasta americana, a espátula alisadora ajuda o confeiteiro a cobrir o bolo com perfeição, sem aparências de ondas, ranhuras ou preguinhas.

Na Bricoflex, você encontra a espátula alisadora, tanto a redonda quanto a quadrada. Baixe o nosso catálogo e conheça este e outros produtos!

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre espátula alisadora. Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!