Dicas para fazer o bolo escama

por | fev 5, 2020 | Confeitaria | 2 Comentários

Sereismo e temas relacionados ao fundo do mar têm ganhado cada vez mais relevância nas festas. E um item que não pode faltar de jeito nenhum é o bolo escama, também conhecido como bolo sereia.

O desenho lembra a cauda da sereia, um personagem icônico desse universo lúdico marinho. De visual encantador, o bolo escama pode ser decorado com a ajuda de dois bicos de confeitar bem conhecidos dos profissionais: bico perlê e bico pétala.

A forma da escama se tornou uma espécie de padrão entre os confeiteiros, mas nem por isso todo bolo escama é igual. A criatividade permite dar às escamas da sereia as mais diferentes cores. Elas podem ser desenhadas lateralmente, de cima para baixo ou de baixo para cima.

Este modelo de bolo é usado em festas que tem como tema sereias, peixinhos e até dragão.

Como montar o bolo escama?

Por ser um acabamento bem delicado, é importante que você escolha um tipo de cobertura bem firme, de forma que a decoração do bolo escama resista à temperatura ambiente e não perca o seu formato.

Você vai precisar do bico perlê e uma colher (o modelo vai depender do tamanho da escama a ser criada e do tamanho do bico perlê) ou apenas do bico pérola.

Depois de passar uma camada fina de cobertura em todo o bolo para nivelar a estrutura e cobrir as possíveis imperfeições, é hora de criar as escamas da sereia.

Encha o saco de confeiteiro com a cobertura desejada e com o bico perlê, faça uma linha vertical ou horizontal de bolinhas na lateral do bolo posicionando o bico na posição 90 graus. Depois, use as costas da colher para amassar levemente a ponta da bolinha e arrastar para o lado, para cima ou para baixo, dependendo do desenho a ser criado.

Na ponta da bolinha de creme amassada começa-se uma nova linha de bolinhas. Para ter o acabamento perfeito, é preciso limpar bem a colher a cada uso. Assim os desenhos das escamas ficarão perfeito.

No topo do bolo escama o posicionamento do bico de confeitar e o uso da colher continua o mesmo, a diferença é que, se o bolo for redondo, você deve formar um desenho em forma circular com as escamas.

Se a intenção é utilizar o bico pétala, você não vai precisar da colher. Existem duas formas bastante conhecidas de criar um bolo escama com este modelo de bico. No primeiro, basta fazer arcos de baixo para cima ou de cima para baixo para formar os desenhos de escamas. Feita a primeira linha de arcos, a seguinte deve conter arcos intercalados.

Outra opção, em vez de fazer linhas e criar linhas de arcos, é intercalá-los desde o começo, criando uma espécie de trança. O resultado também fica muito bonito!

Gostou do nosso artigo sobre bolo escama? Aqui na Bricoflex você encontra diferentes tipos de bico de confeitar para variar suas criações. Baixe o nosso catálogo para conhecer toda a linha.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!

Crédito: Jess Cake