Dicas para escolher a forma de bolo ideal para sua receita

por | nov 8, 2018 | Confeitaria | 0 Comentários

As pessoas que trabalham com confeitaria certamente já ficaram em dúvida sobre qual forma de bolo utilizar. Uma escolha errada pode comprometer o aspecto e a textura da massa, prejudicando o resultado final.

Uma forma de bolo grande demais para a quantidade de massa pode deixá-la fininha e um pouco dura. Já um recipiente pequeno, fará a massa transbordar, sujando o forno e estragando todo o trabalho dedicado.

Por esse motivo, é importante saber medir a forma de bolo para que o trabalho artístico não seja perdido.

Aprenda a medir a massa e escolher a forma de bolo ideal

Não é muito comum encontrarmos receitas que indiquem a forma de bolo certa a ser usada. Isso acontece porque muitas vezes é o próprio confeiteiro que define o modelo do recipiente, levando em consideração o desejo do cliente.

Ou seja, um pão de ló não precisa ser assado sempre numa forma de bolo retangular, da mesma maneira que aquela forma tradicional com o furo no meio não é somente para bolos caseiros.

Sendo assim, existe um truque bem bacana para você saber de antemão se a massa que está preparando cabe ou não naquela forma de bolo que escolheu. Sabe como? Usando água para medir a quantidade de massa!

É assim: você precisa medir todos os ingredientes em ml, não importando a consistência deles. Faça da seguinte forma:

– 1 ovo é igual a 50 ml
– 1 xícara de ingredientes secos é igual a 125 ml
– 1 xícara de manteiga é igual a 100 ml
– Todos os líquidos devem ser medidos em ml
– Deixe de lado as quantidades pequenas de fermento, sal, essência de baunilha, entre outros.

Some tudo e veja a quantidade total de ml. Feito isso, leve em consideração que cada 250 ml corresponde a uma xícara de chá.

Aí, basta calcular quantas xícaras de chá sua massa possui e colocar a mesma quantidade de água na forma de bolo que você escolheu. Se o volume corresponder a 2/3 do tamanho da forma, pode usá-la sem medo!

Dicas importantes para escolher a forma de bolo

Agora que você já sabe como garantir que a massa fique adequada para a sua forma de bolo, veja outras dicas importantes:

– As formas de bolo com mais de 30 centímetros são usadas para fazer bolos de grandes proporções. Então, se seu bolo é tradicional e de tamanho comum, escolha uma forma menor.

– As formas com um furo no meio são muito usadas para bolos simples caseiros, mas elas também exercem outras duas funções: ajudam o bolo a assar por inteiro e são mais práticas na hora de desenformar.

– Utilize formas de bolo bem altas para fazer bolos com manteiga. Essas massas são bastante utilizadas por confeiteiros que precisam esculpir ou que utilizam pasta americana no acabamento.

– O pão de ló pode ser assado em qualquer modelo de forma de bolo – quadrada, redonda, retangular –, mas dê preferência para a que tem altura média de cinco centímetros.

– A forma de silicone está com tudo! Além de ser colorida e fácil de manusear, permite que o bolo ganhe formatos diferenciados e criativos.

Espero que você tenha gostado das nossas dicas. Agora, basta usar a forma de bolo certa, escolher os melhores bicos de confeitar e surpreender seus clientes com as mais belas criações! Até a próxima!

Crédito da imagem: Depositphotos