Como limpar bicos de confeiteiro?

por | ago 21, 2019 | Confeitaria | 2 Comentários

Os bicos de confeiteiro, assim como qualquer utensílio de cozinha, precisam ser muito bem higienizados após o uso.

Quem trabalha diretamente com alimentos sabe o quanto é importante evitar a proliferação de qualquer tipo de bactéria. Um deslize pode trazer consequências graves para os consumidores e para o próprio estabelecimento.

Por isso, a higienização dos bicos de confeiteiro precisa ser levada a sério. Apesar de serem peças bem pequenas, tenha a certeza de que este processo é mais simples do que se imagina. Vamos mostrar para você como fazer isso neste artigo.

 

Passo a passo da limpeza de bicos de confeiteiro

Após utilizar os bicos de confeitar para decorar bolos, cupcakes e docinhos diversos, é hora de começar a limpeza. Faça o seguinte:

1 – Coloque uma panela com água no fogo. A quantidade deve ser suficiente para cobrir os bicos de confeiteiro.

2 – Separe os bicos dos sacos de confeitar e retire o excesso de cobertura do interior dos utensílios para facilitar a limpeza.

3 – Fique atento à temperatura da água para higienizar os utensílios. Os bicos de plástico devem ser mergulhados na água morna. Já os de inox, na água quente.

4 – Quando a água atingir a temperatura desejada, coloque um pouco de detergente líquido e mexa um pouco. Você pode fazer esta mistura na panela ou transferi-la para outro recipiente.

5 – Coloque os bicos de confeitar na água com detergente e deixe-os submersos por cerca de 20 minutos. A solução vai ajudar a soltar os restos de cobertura e facilitar a limpeza.

6 – Use a escova para limpeza de bicos de confeitar para higienizar melhor os produtos, tanto por fora quanto por dentro.

7 – Certifique-se de que não ficou nenhum resíduo nas ranhuras dos bicos de confeitar antes de retirá-los da solução.

8 – Retire os bicos de confeiteiro da solução com detergente e leve-os em água corrente para retirar o sabão.

9 – Estenda uma toalha na mesa ou na bancada e coloque os bicos de confeiteiro em pé para que eles sequem naturalmente. Se precisar agilizar este processo, você pode até utilizar um secador de cabelos.

10 – Ao final, lave também a escova de limpeza com água e detergente e deixe-a secar naturalmente.

Dica extra: se você utiliza bicos de alumínio e percebe que eles estão ficando escuros ou oxidados, basta mergulhá-los numa combinação de água morna e suco de meio limão por cerca de 15 minutos. Essa medida serve para outros objetos como formas e assadeiras.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre como higienizar corretamente os bicos de confeiteiro.

Você pode baixar o nosso catálogo para adquirir toda a linha de confeitaria da Bricoflex.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!