Brigadeiro em ponto de bico: como usá-lo para confeitar bolos e doces?

por | jan 22, 2020 | Confeitaria | 0 Comentários

O brigadeiro em ponto de bico tem se tornado a grande sensação quando o assunto é acabamento de bolos, tortas, cupcakes, doces finos entre outras delícias. O doce mais cobiçado das festas continua ocupando a mesa de guloseimas, mas agora ganhou um lugar de maior destaque.

Oferecendo inúmeras possibilidades, o brigadeiro em ponto de bico permite acabamentos com formatos variados, tudo depende da criatividade do confeiteiro e tipo de bico de confeitar a ser utilizado.

É possível fazer flores com bico pétala, conchas, flores, pitangas e desenhos em espiral com o bico pitanga, formatos de cesta com bico serra, desenhos em espiral, babados, entre outros.

 

Quais os diferenciais do brigadeiro em ponto de bico?

Como o doce precisar passar pelo saco e pelo bico de confeitar, a receita do brigadeiro em ponto de bico precisa apresentar a consistência certinha que, em certos casos, pode se diferenciar daquela que enrolamos ou consumimos quentinho direto na panela.

De uma maneira geral o brigadeiro em ponto de bico tradicional leva os ingredientes tradicionais: leite condensado, creme de leite, manteiga sem sal e chocolate em pó. Todos os ingredientes são misturados em fogo baixo.

Para identificar o ponto certo do brigadeiro, mexa com a colher dentro da panela no fogo e vá jogando o brigadeiro por cima dele mesmo. Quando a parte despejada não se misturar com o restante do conteúdo da panela, é hora de apagar o fogo e espalhar o conteúdo numa vasilha.

Para deixá-lo ainda mais cremoso, há confeiteiros que deixam o brigadeiro em ponto de bico descansar na geladeira por algumas horas, mas essa não é uma regra.

Outra dica é ter cuidado para não deixar bolhas de ar no interior do saco de confeitar, pois elas comprometem o visual da decoração. Por ser muito consistente, certifique-se de que o todo o brigadeiro em ponto de bico está bem distribuído no saco de confeitar antes de iniciar o confeito.

Sabendo o ponto certo do brigadeiro em ponto de bico, o confeiteiro pode ir além e utilizar os diferentes sabores de brigadeiro gourmet para decorar bolos, cupcakes e outros doces.

Gostou do nosso artigo sobre brigadeiro em ponto de bico? Aqui na Bricoflex você encontra diferentes tipos de bico de confeitar para variar suas criações. Baixe o nosso catálogo para conhecer toda a linha.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!