Bolo naked: dicas de decoração com bicos de confeitar

por | fev 19, 2020 | Confeitaria | 0 Comentários

Quem trabalha no mundo da confeitaria já sabe: trabalhar com bolo naked (ou naked cake, como também é conhecido aqui no Brasil) exige tanto cuidado e empenho quanto um bolo confeitado de maneira tradicional.

Por este motivo, este tipo de bolo pede o uso de alguns bicos de confeitar para deixar seu acabamento mais perfeito.

No bolo naked não há cobertura nas laterais e a massa fica totalmente exposta. O recheio e o topo se tornam vedetes e precisam se apresentar de maneira visualmente perfeita.

Por dispensar o uso de coberturas nas laterais, o bolo naked depende da criatividade dos confeiteiros. Flores e frutas naturais, por exemplo, são alguns dos elementos utilizados para decorar a base, as camadas e o topo do bolo.

 

Dicas para decorar bolo naked

Antes mesmo de recorrer ao saco de confeiteiro e aos bicos de confeitar, é importante ter cuidado com a massa do bolo naked. Como ela ficará totalmente exposta, precisa estar com aspecto perfeito, principalmente nas bordas.

Para evitar qualquer tipo de imperfeição ou imprevistos na hora de desenformar, a forma de bolo a ser usada precisa estar muito bem untada e farinhada. Retirar a massa da forma ainda muito quente também pode ser arriscado. Espere esfriar totalmente.

As divisões da massa para criar as camadas também exigem cautela e perfeição. Caso contrário, o bolo ficará torto e comprometerá o resultado da decoração.

Nada impede que você molhe o bolo com calda ou outro preparo especial para deixar a massa bem macia e com gostinho especial, desde que ela se mantenha firme, sem risco de desmanchar.

Feito isso é hora de colocar os bicos de confeitar para trabalhar!

Eles são essenciais na hora de colocar o recheio. Ajudam a distribuir o recheio com fartura e ainda permitem que você decore as bordas do recheio para deixar o bolo naked mais bem trabalhado.

Para colocar a parte do recheio que não fica visível, vale usar o bico perlê grande. Nas bordas, o acabamento está liberado! É possível fazer conchas, escamas, ou finalizar com bicos que tenham desenhos atrativos como o bico pitanga, que possui muitas ranhuras e permite o efeito corda.

LEIA MAIS: Confeitaria: solte a imaginação usando o bico chuveiro

O bolo naked não tem cobertura nas laterais, mas pode ter cobertura e, às vezes, decoração na base. Por isso, invista nos bicos de confeitar para fazer desenhos variados, que podem acompanhar os detalhes dos recheios ou complementar os efeitos. O bico russo pode ser uma boa opção para decorar o topo do naked cake.

Gostou do nosso artigo sobre decoração de bolo naked? Aqui na Bricoflex você encontra diferentes tipos de utensílios de confeitar para ampliar seu leque de criações. Baixe o nosso catálogo para conhecer toda a linha.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!