Boleador de plástico, inox e alumínio: qual escolher?

por | dez 27, 2018 | Confeitaria | 0 Comentários

O boleador é um tipo de asteca de diferentes tamanhos que ajuda o confeiteiro a dar um acabamento mais fino aos doces.

Esse importante utensílio de confeitaria permite que formatos como flores, por exemplo, ganhem as ondas perfeitas das pétalas, dando ainda mais beleza aos acabamentos de bolos, cupcakes e outros doces especiais.

Outros formatos, como folhas, conchas e outros objetos que exigem um contorno mais personalizado, também podem receber a ajudinha do boleador.

O boleador pode ser arredondado ou curvado. O primeiro ajuda a fazer marcações de orifícios nos doces e ondinhas. Já o curvado também permite a formação de ondas, mas estas dão a sensação de movimento.

 

Vantagens do boleador de inox

Atualmente, é possível encontrar boleador de plástico, inox ou alumínio. O material vai depender do gosto de cada confeiteiro.

O boleador de plástico exige um cuidado maior no manuseio e manutenção, pois se tiver alguma ranhura pode marcar a massa e comprometer o acabamento do doce. Por isso, há muitas pessoas que lixam o boleador para que ele se mantenha sempre lisinho.

Os materiais de inox são conhecidos pelo brilho. Por isso há confeiteiros que prefiram o boleador de inox. Para manter a qualidade do material, use um pouco de bicarbonato de sódio. E para higienizar após o manuseio, use apenas água, detergente neutro, esponja bem macia ou um pano. Nunca utilize esponjas de aço para higienizar o boleador, pois podem danificar o inox.

Caso você perceba que seu boleador apresenta estrias – ranhuras que podem deixar marcas indesejáveis na massa, recorra à combinação óleo de oliva e papel toalha.

Há ainda o boleador de alumínio. É um material que escurece com o tempo. Para fazer a manutenção periódica, aposte em esponjas suaves e sabão em pedra. Além disso, matérias como bicarbonato de sódio, vinagre e limão ajudam a prevenir o escurecimento, característica típica dos utensílios de alumínio.

Espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre boleador! Sinta-se à vontade para deixar suas duvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nossos artigos em suas redes sociais!

E continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro do doce mundo da confeitaria! Até breve!

Crédito da imagem: Bricoflex