Bico pétala e bico folha para fazer flores mais detalhadas

por | dez 4, 2019 | Confeitaria | 0 Comentários

Os confeiteiros que já adquiram mais habilidade com os utensílios de confeitar bolos e cupcakes são responsáveis por criações maravilhosas com o bico pétala e com o bico folha.

Estes dois tipos de bico exigem maior conhecimento, uma vez que a flor precisa ser criada pétala a pétala, e a folha requer um tamanho adequado para deixar um acabamento perfeito.

O bico pétala permite a criação de diferentes tipos flores (rosas são as mais tradicionais, do botão às totalmente abertas), mas o formato vai depender do tipo de bolo e da criatividade do confeiteiro.

Já o bico folha, cujo utensílio contém uma abertura dos lados e um formato em “v” na ponta, permite desenhos perfeitos, com leves ondas e uma ranhura no meio. Os tamanhos e a quantidade de ondulações vão depender do tipo de flor que vai acompanhar a decoração do bolo ou cupcake.

LEIA MAIS: Entenda a função dos principais bicos de confeitar

 

Bico pétala e bico folha: a riqueza está nos detalhes

Enquanto a cobertura para criação das flores precisa ser firme, para que o formato da pétala se mantenha perfeito, as folhas pedem um creme mais molinho, para que as ondas não se quebrem.

Para a montagem da rosa é necessário fazer uma base para segurar a pétalas. Esta base pode ser um caracol ou um zigue-zague feito na vertical. O bico pétala deve ser usado com a ponta mais fina voltada para cima e casa pétala é feita em formato de um arco, dando voltas ao redor da base. É a posição da mão que vai ditar se a flor será um botão ou uma rosa bem aberta.

O bico folha deve estar com suas laterais abertas posicionadas na horizontal. A largura da folha e o seu tamanho vão depender da quantidade de creme depositado e da posição das mãos. Com leveza, a folha vai ganhando ondas, dando uma suave sensação de movimento ao bolo.

Por precisar de muito detalhamento e movimento de rotação para formação das pétalas, é muito comum que se use o bico pétala para fazer as folhas em uma base separada e só depois que a flor estiver pronta é transferida para o bolo.

Já o bico folha é usado para inserir as folhas diretamente no bolo, já com as flores posicionadas, para fazer os acabamentos e para tampar alguns vãos deixados entre as flores.

Vale lembrar quem assim como outros bicos de confeitar, o bico folha e o bico pétala podem ser usados para decorar bolos inteiros, não necessariamente em formas de flores e folhas, mas para criar relevos e ondas na decoração de bolos e cupcakes.

Gostaram das nossas dicas sobre o uso do bico folha e do bico pétala? Aqui na Bricoflex você encontra dois modelos de bico pétala (ambos #103) e um de folha (#66). Baixe o nosso catálogo para adquirir toda a linha Bricoflex.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!