Aprenda a fazer conchas com diferentes tipos de bico de confeitar

por | nov 20, 2019 | Confeitaria | 0 Comentários

Os desenhos de conchas são aplicados nos mais diferentes tipos de bolos, docinhos e cupcakes. Sozinhas ou combinadas com outros formatos criados por bicos de confeitar e ingredientes comestíveis, as conchas conferem altas doses de delicadeza aos acabamentos das criações dos confeiteiros.

Assim como os desenhos formados por bicos como perlê, serra, pitanga, entre outros, as conchas oferecem inúmeras possibilidades, tudo vai depender da imaginação do confeiteiro. É possível fazer conchas individuais, cordões lineares de conchas, cordão duplo de conchas e conchas achatadas, dando um visual bem diferenciado na decoração dos bolos.

Fazer conchas exige atenção e cuidado com movimento das mãos, uma vez que é necessário mexer o pulso e não o braço todo. Para o formato mais tradicional, o primeiro passo é segurar o saco de confeitar com firmeza e posicioná-lo na diagonal, pelo menos 45 graus. Você deve pressionar, encher bem a base, parar de apertar o saco e puxar o bico para trás, fazendo um leve rabinho no desenho.

Há quem levante muito o braço para fazer uma onda bem acentuada na concha, mas este movimento não é o correto. Além de correr o risco de perder a forma quando o bolo for transportado, as pessoas conseguem enxergar o outro lado através da abertura que fica no movimento do desenho, o que compromete a perfeição do acabamento.

LEIA MAIS: Quais os melhores bicos para confeitar cupcakes?

 

Quais bicos de confeitar podemos usar para fazer conchas?

Por apresentarem formatos bem tradicionais, as conchas podem ser feitas com diferentes tipos de bico, por conta das ranhuras e detalhamentos. Veja quais utensílios você pode usar para fazer desenhos de movimento no bolo:

Bico pitanga

Este é o bico mais comum para quem deseja fazer formatos de conchas. O tamanho da concha vai depender do número do bico de confeitar, que também vai influenciar na profundidade das ranhuras.

Bico serra

Muito usado para fazer desenhos de cestaria, o bico serra também pode ser usado para fazer conchas. Repleto de ranhuras, este modelo de bico faz desenhos de conchas bem bonitas e detalhadas.

Bico babado

Indicado para fazer acabamentos ondulados nos bolos e docinhos, também pode ser usado para fazer conchas com melhor ranhuras, mas não menos bonitos que as feitas com bino serra.

Bicos diversos

Como o próprio nome diz, os bicos diversos permitem diferentes formatos, entre eles as conchas. Eles possuem formatos bem diferenciados, dando um toque todo especial no seu bolo.

Bico pétala

Além de pétalas de flores variadas, este tipo de bico permite que façamos as tradicionais gotas, que possuem o mesmo formato de conchas. O interessante é que este bico não possui ranhuras, permitindo formatos de conchas bem lisinhas.

LEIA TAMBÉM: Solte a imaginação usando o bico chuveiro

Na Bricoflex, você encontra todos esses bicos para fazer formatos de conchas. Baixe o nosso catálogo e conheça estes e outros produtos!

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre bicos de confeitar para desenhar conchas. Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!