Alimentação saudável: como levar este conceito para o universo da confeitaria?

por | abr 8, 2020 | Confeitaria | 0 Comentários

O mundo da confeitaria também pode se encaixar no segmento de alimentação saudável. Pessoas que apresentam intolerância ao glúten ou à lactose, optaram pelo veganismo ou desejam excluir ingredientes artificiais da dieta não precisam se privar de degustar delícias como cupcakes, bolos, biscoitos e doces finos.

As adaptações que precisam ser feitas não comprometem o sabor e nem a aparência dos doces. Ao acertar nas proporções, as massas, coberturas e recheios ficam em ponto de bico e garantem acabamentos belíssimos.

A alimentação saudável está longe de ser um modismo. Este comportamento do consumidor veio para ficar e tem mexido bastante com os processos de produção das empresas e, consequentemente, com o jeito que os confeiteiros criam seus doces.

LEIA MAIS: Saco de confeiteiro: quais os principais tipos?

 

Alimentação saudável pode combinar com confeitaria

Óleo de coco, leites vegetais (de soja, de castanha, de aveia, de nozes), chocolates que não levam leite em sua composição, açúcar demerara ou mascavo, mel e amido de milho são algumas opções que você pode incluir em suas receitas para garantir uma alimentação saudável para os clientes que querem ou precisam consumir guloseimas sem glúten ou lactose.

Abandonar os conservantes, aromatizantes e corantes artificiais é outra forma de transformar bolos, cupcakes, biscoitos e docinhos em alimentos saudáveis, mas não menos saborosos.

Vale investir também nos insumos naturais, muito usados por indústrias na produção de sorvetes, sucos concentrados e misturas para bolos, entre outros produtos. Eles trazem todos os nutrientes das frutas, sem a adição de ingredientes artificiais.

Os confeiteiros que querem aderir a essa onda saudável devem se informar e usar a criatividade. O purê de maçã, por exemplo, pode ser usado para reduzir o teor de gordura e óleo das receitas. Já a farinha de soja ou de aveia pode ocupar o lugar da farinha branca. Lembrado também que podemos usar receitas de ganache e chantilly.

LEIA TAMBÉM: Entenda a função da espátula alisadora

Como você pode ver, a preocupação dos consumidores por uma alimentação saudável não é uma ameaça ao mundo da confeitaria. Muito pelo contrário! Essa pode ser uma grande oportunidade de descobrir ingredientes e ganhar espaço com outros públicos!

E, você, já faz algum doce com esse apelo saudável? Conta pra gente nos comentários!

Você, que é confeiteiro, encontra aqui na Bricoflex diferentes tipos de acessórios de rechear e fazer lindos acabamentos para variar suas receitas. Baixe o nosso catálogo para conhecer toda a linha.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!