5 dicas de como usar o bico russo para confeitar bolos

por | jun 19, 2019 | Confeitaria | 0 Comentários

O bico russo se tornou o queridinho do mundo da confeitaria, tanto para os profissionais que já estão acostumados a realizar trabalhos artísticos de encher os olhos quanto para quem está começando a conquistar espaço nesse universo.

Este tipo de bico de confeitar é composto por diferentes desenhos que juntos formam modelos e tamanhos variados de flores capazes de deixar qualquer acabamento muito mais delicado e bonito.

A decoração com o bico russo pode ser feita em bolos, cupcakes e docinhos, tudo vai depender da área disponível para acabamento.

 

Dicas para usar o bico russo corretamente em bolos

Cada bico de confeitar possui sua particularidade para deixar os acabamentos mais perfeitos, e com o bico russo não é diferente.

Para quem deseja enriquecer as criações com todos os desenhos que este modelo de bico oferece, seguem algumas dicas importantes:

1-Fique atento à consistência da cobertura

Por produzir flores com riqueza de detalhes, a cobertura precisa apresentar uma consistência bastante firme e estar gelada. Quando utilizamos algum creme muito mole, o formato da flor fica comprometido, empobrecendo o acabamento. As coberturas mais indicadas para o uso do bico russo são chantilly (bem consistente), chantininho, glacê real e buttercream.

2-A limpeza do bico é fundamental

A cada duas ou três etapas de decoração, é importante limpar o bico de confeitar com um paninho para que restinhos de massa da flor formados anteriormente não comprometam as próximas decorações a serem feitas e nem a apresentação final.

3-Posicione corretamente as flores na decoração

A posição do saco de confeitar na hora de formar a flor vai depender da área de trabalho que você possui, mas vale lembrar que, por serem flores grandes, o mais indicado é que elas fiquem no topo (na vertical) ou levemente inclinadas.

4-Existe uma técnica na hora de apertar o saco de confeitar

O formato perfeito da rosa vai depender de como você pressiona o saco de confeiteiro. Primeiramente, você não precisa encostar o bico na superfície, podendo dar a distância de alguns milímetros. Pressione o saco de confeitar para fazer uma boa base, suba o bico de devagar e pare de pressionar apenas quando for retirar totalmente a mão, para que os detalhes das pétalas fiquem perfeitos.

5-Faça os acabamentos com outros bicos

As flores criadas com a ajuda do bico russo podem ser um ponto de partida para uma decoração bem mais criativa. Você pode usar, por exemplo, o bico de folha para enriquecer o acabamento e outros modelos para criar desenhos nas laterais e bordas do bolo.

Viram? O bico russo oferece inúmeras possibilidades e seus desenhos podem ser combinados com outros modelos de bico. Solte sua criatividade!

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre decorações com bico russo. Você pode também baixar o nosso catálogo e conhecer toda a linha de confeitaria da Bricoflex.

Também fique à vontade para compartilhar o artigo em suas redes sociais e acompanhar o nosso blog. Até breve!