10 itens que não podem faltar na casa do confeiteiro

por | dez 6, 2018 | Confeitaria | 2 Comentários

A casa do confeiteiro muitas vezes parece uma fábrica em miniatura. Além dos ingredientes e itens básicos de cozinha, existem materiais de apoio que ajudam a dar o acabamento em bolos, doces e cupcakes.

O confeiteiro que atua sozinho ou com uma equipe precisa ter em mãos todos os materiais necessários para entregar as encomendas prontinhas e embaladas. Afinal de contas, é importante causar uma boa primeira impressão para que o cliente volte mais vezes, não é verdade?

Para ajudar a equipar adequadamente a casa do confeiteiro, nós listamos 10 itens que são essenciais na sua cozinha. Confira:

1-Panela Antiaderente: ela será a grande parceira na hora de preparar recheios, coberturas e massas de docinhos. Dê preferência aos modelos de fundo bem grosso e que não grudam.

2-Batedeira: quem faz bolo profissionalmente e possui muitas encomendas, não pode bater a massa na mão por conta dos prazos. Enquanto a batedeira mistura a massa, você pode agilizar outras partes do bolo para otimizar o tempo.

3-Espátulas: recorra às espátulas tanto para mexer os ingredientes na panela ou bow, quanto para raspar toda a massa, para evitar desperdícios. As espátulas de confeiteiro também são indispensáveis, pois ajudam a espalhar recheios e coberturas e a dar acabamentos lisos ou ondulados nos bolos.

4-Assadeiras: na casa do confeiteiro precisa ter boas assadeiras para levar os doces e demais massas ao forno. Se você está iniciando, tenha as formas e assadeiras mais básicas (redondas e retangulares) e formas para assar cupcakes.

5-Folha de silicone ou papel manteiga: dependendo do tipo de doce que você vai preparar, só untar a forma pode não ser suficiente, porque na hora de desenformar você corre o risco de quebrar a massa e estragar todo o trabalho. Sendo assim, use folha de silicone ou papel manteiga na hora de fazer doces bem delicados ou biscoitinhos de fina espessura.

6-Medidores: toda receita tem a medida exata de ingredientes. Então, deixe de lado as colheres e xícaras que variam de tamanhos e modelos e conte com os medidores. Eles são muito práticos e ocupam pouco espaço.

7-Luva de forno: a segurança também faz parte do trabalho de um confeiteiro. Por isso, as luvas de forno evitam queimaduras. Ah, aproveitando para falar de higiene, não se esqueça de usar aventais, tocas e luvas para preparar as receitas.

8-Sacos e bicos de confeitar: mesmo quem está começando, não pode abrir mão dos bicos de confeitar. Eles vão ajudar você a dar acabamentos mais profissionais em bolos e cupcakes, tornando-os mais personalizados.

9-Forminhas: se a ideia é comercializar docinhos, a casa do confeiteiro deve ter um bom estoque de forminhas para acomodá-los. Forminhas de papel, de plástico, de papelão… defina como será o visual completo dos docinhos e tenha uma boa quantidade de forminhas para encomendas tradicionais e emergenciais.

10-Embalagens: as caixas fazem parte da apresentação, da higiene e do cuidado do confeiteiro na hora de entregar as encomendas. Se sua empresa já tem um nome, personalize as embalagens, assim você divulga direta e indiretamente a sua marca.

Ainda existem muitos itens importantes numa confeitaria, mas esses já vão ajudar você a tocar o seu negócio com qualidade, profissionalismo e segurança.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ficar atualizado sobre o doce mundo da confeitaria! Até breve!

Crédito da imagem: BigStock